quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Mauá terá protesto contra aumento da passagem


Ilustração: Marco Antônio via Facebook.
O MPL e outros movimentos pretendem realizar uma série de manifestações em São Paulo e no ABC Paulista para protestar contra os aumentos das tarifas e falta de qualidade na prestação de serviços em alguns sistemas, como já havia destacado o Blog Ponto de Ônibus em nota anterior:
Em Mauá, na Grande São Paulo, o primeiro ato vai ocorrer nesta quarta-feira dia 07 de janeiro, às 17 horas em frente à estação de trem. Além do valor da passagem, os organizadores protestam contra o que consideram falta de qualidade dos transportes na cidade que, por opção da prefeitura, voltou no ano passado a adotar o modelo de monopólio dos serviços. A cidade tinha duas empresas: Viação Barão de Mauá e Leblon Transporte de Passageiros. As duas foram descredenciadas por supostas consultas não autorizadas aos dados sobre o que elas deveriam arrecadar. A sindicância não foi unanimidade nem na própria prefeitura. A procuradoria do município recomendou um novo procedimento, o que não foi seguido pelo prefeito Donisete Braga e pelo então secretário de mobilidade urbana, Paulo Eugênio Pereira. O caso ainda é analisado pela justiça. A empresa Leblon, que não pertencia ao grupo de empresários ligados a Baltazar José de Souza e a Ronan Maria Pinto, também dono do jornal local Diário do Grande ABC, foi retirada de imediato. A Viação Cidade de Mauá, que pertence a Baltazar, foi retirada lentamente pela administração Donisete Braga. A atual concessionária, Suzantur, diz que não tem relação com o grupo, apesar de ocupar uma garagem de Baltazar e operar com ônibus usados de Baltazar José de Sousa e Ronan Maria Pinto, além de ter funcionários e representantes que atuavam para o grupo.O prefeito Donisete Braga prometeu que toda a frota de Mauá seria nova e acessível até dezembro do ano passado. Dos 248 ônibus novos prometidos, a cidade tem apenas 70. A promessa ficou para fevereiro. A troca dos 300 abrigos de pontos de ônibus também ainda está na promessa

– MAUÁ: 07 de janeiro, 17 horas, em frente à estação de trens Mauá da CPTM (centro).

– SÃO PAULO: 09 de janeiro, 17 horas, em frente ao Teatro Municipal (centro).

– SANTO ANDRÉ: 10 de janeiro, 14 horas, em frente à estação de trens Prefeito Celso Daniel (centro)

– SÃO BERNARDO DO CAMPO: 14 de janeiro, às 17 horas, em frente ao Terminal Metropolitano de ônibus e trólebus (centro).

O QUE DIZEM AS EMPRESAS DE ÔNIBUS:
As empresas de ônibus, pelas associações que reúnem as companhias na Capital (SPUrbanuss) e ABC Paulista (AETC/ABC) dizem que com o atual modelo de remuneração, baseado majoritariamente pelo número de passageiros transportados, os aumentos são necessários.

De acordo com as companhias, algumas tarifas estão congeladas desde 2011 (na Capital, houve aumento em junho de 2013, mas depois das manifestações voltaram a R$ 3,00 no mesmo mês). Neste período, os custos operacionais aumentaram como o valor do óleo diesel, os salários dos rodoviários, lubrificantes, pneus e os próprios veículos. Desde 2012, os ônibus possuem uma tecnologia de redução de emissão de poluentes, com base nas normas internacionais Euro V, que deixou o preço dos veículos em média 15% mais altos.


Fonte: Blog Ponto de Ônibus
Grupo T.R.A

Nenhum comentário:

Postar um comentário