A prefeitura de Mauá quer dar início no dia 30 de agosto à integração entre ônibus municipais e trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Ilustração: Grupo T.R.A.. |
A prefeitura de Mauá quer dar início no dia 30 de agosto à integração
entre ônibus municipais e trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens
Metropolitanos).
O convênio entre a administração municipal e a companhia estadual foi
assinado no ano passado e prevê desconto de R$ 0,50 na ida e R$ 0,50 na
volta. No entanto, o benefício não vai chegar àqueles passageiros que
usam metrô, trem e ônibus para voltar para casa.
Novas catracas foram instaladas tanto no terminal de ônibus de Mauá,
quanto na estação central da CPTM. Os equipamentos estão programados
para ler o SIM, novo cartão utilizado pelos usuários de ônibus da
cidade, e que está substituindo o cartão DaHora.
Na semana que vem, representantes do governo Donisete Braga e da CPTM
devem se reunir para definir os últimos detalhes do início da
integração e bater o martelo quanto à data.
"Do ponto de vista técnico, está tudo pronto. Dia 30 é a data
proposta, um sábado. Teremos uma reunião na semana que vem para
sacramentar", afirma o assessor especial da secretaria de Mobilidade
Urbana de Mauá, Ricardo Peres.
Entenda na prática
Para entender porque os usuários de Mauá que usam metrô, trem e ônibus
para voltar para casa não serão beneficiados com o desconto é preciso
compreender como vai funcionar o passo a passo da integração. O RD procurou a secretaria de Mobilidade Urbana, que forneceu detalhes sobre o uso do benefício.
Ida
Quem mora em Mauá e trabalha em São Paulo,
por exemplo, não vai enfrentar dificuldades para ser beneficiado pela
integração. Quando o usuário pegar o ônibus municipal para ir ao Centro,
vai passar o novo cartão SIM na catraca do coletivo e terá descontado
R$ 3. Quando for pegar o trem, vai encostar o mesmo cartão na catraca da
CPTM, e terá descontado R$ 2,50. Ou seja, vai economizar R$ 0,50 no
trajeto de ida de casa para o trabalho.
"É um sistema semelhante ao de Barueri", lembra Ricardo Peres. O município tem integração com os trens da CPTM desde 2007.
Volta
É na volta para casa que o usuário vai enfrentar percalços para garantir
o desconto - e em alguns casos nem conseguirá o benefício -, porque o
cartão SIM não será aceito em nenhuma outra estação, nem de trem, nem do
Metrô.
Exemplo: um morador de Mauá que trabalha em São Caetano e vai voltar
para casa. Para poder se beneficiar do desconto, este usuário vai
precisar comprar na estação São Caetano um bilhete de papel específico
para realizar a integração em Mauá, pelo preço de R$ 3.
Ao chegar em Mauá, ele terá que depositar o bilhete na catraca da
CPTM e em seguida encostar o cartão SIM na mesma catraca, para validar a
integração. Depois, ao encostar o cartão SIM no validador do ônibus,
ele terá descontado R$ 2,50, sendo beneficiado, portanto, com economia
de R$ 0,50 no trajeto de volta do trabalho.
Essa espécie de "bilhete-integração" de papel será vendido em todas
as estações da CPTM, mas não estará disponível no Metrô. Quem, por
exemplo, trabalha na avenida Paulista e mora em Mauá não terá o desconto
na volta para casa porque não terá acesso ao bilhete: Vai pagar R$ 3 de
Metrô, pegar o trem em Tamanduateí e depois pegar ônibus em Mauá,
pagando a tarifa cheia de R$ 3.
Um dos motivos para essa burocracia foi a falta de acordo entre
prefeitura e secretaria de Transportes Metropolitanos na hora de definir
que cartão seria utilizado no retorno para Mauá. Se por um lado a
administração defendia o uso do SIM, o governo estadual não abre mão do
uso do BOM. Restou ao usuário ser obrigado a comprar o bilhete de papel
(chamado tecnicamente de Edmonson) para ser beneficiado pela integração.
Cartão SIM
Enquanto a integração não começa, a prefeitura de Mauá continua o
processo de substituição do cartão DaHora pelo cartão SIM. Os créditos
do DaHora serão válidos somente até o dia 15 de agosto.
Grupo T.R.A
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