quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Biodiesel S-10: Sim, não é apenas um nome de carro

A frase "Movido a Biodiesel S-10" em vários ônibus da Viação Estrela de Mauá gerou a seguinte curiosidade: será que a Mascarello errou na hora de fazer os adesivos?
Ilustração: Grupo T.R.A.
Nesses dias que a Viação Estrela de Mauá operou junto com a Leblon nas linhas do lote 02 da cidade de Mauá, podemos fazer vários registros de detalhes.
Um desses detalhes que até então tinha passado despercebido por nós agora chamou muita atenção.
Os ônibus que vieram da encaroçadora Mascarello vieram com a seguinte frase na pintura:
Essa frase "Movido a Biodiesel S-50" nós já conhecíamos, pois os ônibus da Leblon Transporte de Passageiros vieram com adesivo informando no vidro frontal.
O membro [T.R.A.] Diego Vieira viu que um ônibus estava marcando: "Movido a Biodiesel S-10", logo imaginamos que a Mascarello tinha feito os adesivos errados:
Se um passageiro que não está por dentro do assunto ler isso, logo ele poderia pensar nisso:
Logo, a única S-10 que conhecíamos até então é a pick-up da Chevrolet. Para não ficar a dúvida no ar, buscamos saber o que era o tal biodiesel S-10:
"...Em sua apresentação, o presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes - Sindicom, Alísio Vaz, apresentou os desafios que o setor vem enfrentando, com a introdução de novos produtos no mercado: o biodiesel e o diesel com menores teores de enxofre - S50 e S10. Ele destacou a importância da preocupação do setor produtivo e dos órgãos de pesquisa com a qualidade, uma vez que, na opinião dele, o biodiesel é um produto com tecnologia ainda em desenvolvimento. Para Alísio, a preocupação aumenta com a introdução no País do diesel S10, prevista para janeiro de 2013. "O S10 é mais sensível e manter o teor de enxofre baixo é um desafio", ressalta. Destacou ainda que o diesel responde por quase metade de todo o combustível utilizado no País e seu consumo cresceu nos últimos anos, impulsionado pelo crescimento da classe média e do comércio de commodities. "Quem usa diesel, usa como seu ganha-pão, como seu negócio", ressaltou, enfatizando mais uma vez a importância dos investimentos em qualidade. "As novas normas da ANP estão melhorando a qualidade e os próprios produtores estão investindo, assim como as entidades de pesquisa", disse..." 
Fonte: http://www.brasilagro.com.br/index.php?noticias/detalhes/10/45506
Aprofundando sobre o assunto:
"...Neste começo de 2013 o Brasil deu mais um passo importante para implantação de padrões internacionais de combustível e emissão de gases: Chegou ao mercado o Diesel S-10, com baixíssimo teor de enxofre, adequando-se assim ao P7, a última fase do PROCONVE (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores).
Entenda agora o que muda para consumidores e revendedores com a chegada do S-10 em substituição ao S-50:
Qual a diferença entre o diesel S-10 e o diesel S-50?
As principais diferenças entre o S-10 e o S-50 é a quantidade de enxofre, e consequentemente de óxido de nitrogênio (NOx) e também de material particulado (MP) resultante da sua queima. Por ter um teor ainda mais baixo de enxofre ele se torna menos poluente. No que diz respeito ao número de cetanos, o Diesel S-10 passa a ter 48, contra 46 do Diesel S-50 e 42 do Diesel S-500, esse número é importante pois mede a qualidade de ignição do combustível.

Qual é a principal diferença o diesel S-10 e o diesel S-500?
Entre o Diesel S-10 e o Diesel S-500 a diferença é grande, tanto no que diz respeito a quantidade de enxofre, óxido de nitrogênio e material particulado, quanto no desempenho esperado, cheiro, fumaça e consumo. Há de se ressaltar que não há diferença entre os combustíveis no que diz respeito a quantidade de biodiesel adicionado a mistura, tanto o S-10 quanto o S-500 e o S-1800 possuem adição de 5% de biodiesel.

Quais são as vantagens de utilizar o diesel S-10?
O Diesel S-10 passa a ser obrigatório para os veículos fabricados a partir de 2012, em substituição ao S-50, e opcional para todos os veículos movidos a diesel. As principais vantagens são:

  • Propicia a introdução de veículos a diesel com modernas tecnologias de tratamento de emissões, com redução de até 80% das emissões de material particulado (MP) e de até 98% das emissões de óxidos de nitrogênio (NOx).
  • Melhora a partida a frio
  • Reduz a emissão de fumaça branca.
  • Diminui a formação de depósitos e a ocorrência de desgastes no motor.
  • Melhora o desempenho dos motores diesel em geral comparado ao Diesel S-500.
  • Aumenta os intervalos de troca do lubrificante.
Quais são as desvantagens de utilizar o diesel S-10?
Com relação as desvantagens podemos apontar:

  • Dificuldade de encontrar o combustível em algumas regiões do país, portanto se você viaja muito pode não encontrar em todo o percurso o combustível.
  • Custo maior do litro quando comparado com o S-500 (na maioria dos relatos o custo tem se equilibrado pelo aumento da eficiência).
  • Pequeno prazo de validade para estocagem.
  • Maior possibilidade de contaminação natural do combustível..."
Fonte: http://www.petropuro.com.br/blog/index.php/biodiesel/conheca-as-vantagens-e-desvantagens-do-diesel-s-10-baixo-teor-de-enxofre/

+ fotos, vídeos e informações futuramente!
Grupo T.R.A.

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