terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Nimbus TR3 - Viação Colombo 101

Olá pessoal que acompanham o Blog Grupo T.R.A.;
Hoje trago duas fotos e um vídeo de um bus que fotografamos na V.V.R. 2012!
Trata-se do Nimbus TR3 Mercedes Benz LPO-1113, prefixo 101 da Viação Colombo - PR.
Até então, eu nem sabia quem era essa tal de Nimbus. Então, a seguir, um breve resumo: 
 
Nimbus e Marcopolo :
O grupo possuía três fábricas, duas em Caxias do Sul (Marcopolo e Nimbus) e uma em Porto Alegre (Eliziário). A empresa fabricava os modelos Marcopolo II, Marcopolo III e Marcopolo II SE. A Nimbus era responsável pelos modelos San Remo, Haragana, Marcopolo Jr. e Veneza II, e a Eliziário ficava com a produção do Veneza II, com carroceria para ônibus urbano.

Em novembro de 1974, especialmente para atender às exigências do plano de vias expressas de Curitiba, PR, é projetado o Veneza Expresso, montado sobre chassi Cummins Uce. As comodidades começavam quando o passageiro entrava no ônibus, através de degrau colocado apenas a 35 cm do solo. As portas largas, de 1 metro, permitiam a passagem de duas pessoas ao mesmo tempo. E, ao contrário dos ônibus convencionais, o passageiro entrava pela porta dianteira e saía pela traseira, estrategicamente colocada entre os eixos dianteiros e traseiros. Como os bancos eram colocados longitudinalmente, o ônibus podia transportar até 90 passageiros (35 sentados e 55 em pé). Um sistema de controle impedia o veículo de se movimentar com as portas abertas. Dispunha também de equipamento de calefação, que garantia insuflação mínima de 28 m3 por minuto, com aquecimento mínimo de 10.000 Kcal/hora.

Em novembro de 1976, é lançado pela Nimbus (subsidiária da Marcopolo), a carroceria para ônibus urbano Haragano, montada sobre chassi Scania BR-116 e logo em seguida, a Nimbus e a Viação Canoense colocam no mercado um possante ônibus urbano, de três eixos, com capacidade máxima de 160 passageiros, carroceria Haragano, sobre chassi alongado e motor Mercedes-Benz, de 185 e 200 hp.  


FONTE: http://www.milbus.com.br/revista_portal/revista_cont.asp?2623

Depois desse resuminho, vamos as duas fotos e o vídeo:

+ fotos e vídeos futuramente!
Abraços
;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário